top of page

Feirinha de Itaipava acolhe 1ª Olimpíada Interna de Foguetes do Colégio Montês

Na última terça-feira (8), a Feirinha de Itaipava abriu suas portas para a 1ª Olimpíada Interna de Foguetes do Colégio Montês, evento que reuniu alunos do 1º ao 9º ano em uma atividade de lançamento de foguetes. Cerca de 100 crianças participaram da iniciativa.


“A Feirinha é o local ideal para essa atividade, oferecendo amplo espaço, estacionamento e estrutura para passarmos o dia todo. Por isso, escolhemos o local e somos gratos pela parceria”, destacou Hilquias Carius, diretor do colégio.


Sérgio G-tão, administrador da Feirinha, reforçou o compromisso do polo de moda com a comunidade: “É uma grande satisfação contribuir com iniciativas educacionais. A Feirinha não é apenas um centro de compras, mas também um espaço de integração com a comunidade”.


Preparação para a Jornada Brasileira de Foguetes


A iniciativa teve como objetivo preparar os estudantes para a Jornada Brasileira de Foguetes, que ocorrerá em novembro, na Barra do Piraí. Três equipes já garantiram sua classificação para a competição após se destacarem na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada em maio. Além disso, a Olimpíada serviu como um treinamento essencial tanto para os alunos que disputarão a Jornada quanto para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e competir em futuras edições.


Os foguetes, feitos de garrafas PET, foram projetados pelos alunos com o apoio de professores e responsáveis. Carlos Alexandre Ribeiro, professor de Astronomia à frente do projeto, explica: “Os alunos se preocupam com a aerodinâmica, além de calcular o centro de massa e a pressão. Ps foguetes são lançados por meio de uma combinação de ar comprimido e água, utilizando uma bomba de bicicleta”, explica Carlos Alexandre Ribeiro.


Amanda Rhamnusia, professora de Astronomia e também à frente da iniciativa, enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes.


“A prática amplia o entendimento científico e promove o espírito de aventura. Além disso, conseguimos estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos.”

bottom of page